O papel de parede está de volta à vanguarda do mundo do design de interiores. Este revestimento de parede tem tido cada vez mais destaque nas criações dos designers de interiores: seja para renovar, esconder um determinado acabamento ou personalizar um pequeno espaço.
A regra de ouro é prezar pela harmonia: ao fazê-lo de forma adequada, poderá usar este elemento decorativo em diferentes divisões. Quer saber como? Conheça algumas das dicas que temos para si!
O que precisa de ter em conta na Escolha do Papel de Parede
- Os revestimentos de parede representam um investimento mais elevado que o uso de tinta, por esta razão deve “namorar” as amostras antes de “casar” com o rolo inteiro.
- O erro mais comum ao selecionar um papel de parede está em não se considerar a escala do padrão que se deseja usar. Assim, deve ter sempre em conta como a escala do mesmo se relaciona com o local onde o aplicará e como se conecta com os restantes elementos da decoração.
- Pense a longo prazo: onde, por quem e como será utilizado.
- Caso esteja a decorar uma área com mais requisitos, como uma casa de banho, ou cozinha, certifique-se que o modelo escolhido pode suportar a atividade e limpeza necessária do espaço.
Os Locais favoritos dos Designers de Interiores
As paixões variam: os espaços de menor dimensão, como casas de banho, cozinhas, marquises, entre outros, costumam ser um espaço de eleição para muitos designers de interiores. Estas áreas exigem elementos únicos e diferenciadores como a textura ou padrão que não são possíveis através da pintura.
As divisões mais amplas, como é o caso das salas de jantar, halls de entrada ou quartos são, também, uma fonte de atração para os profissionais da área. A solução nestes locais passa por colocar o papel no teto ou numa só parede dando destaque a essa zona da divisão.
Caso o espaço tenha elementos decorativos com cores fortes ou muitos padrões, poderá forrar todas as paredes com um papel de cor neutra ou uma estampagem subtil.